PROJETO TEATRO DA TRANSPIRAÇÃO


O Teatro da Conspiração, formado no ano de 2000, por artistas de teatro do Grande ABC, reunidos a partir de um projeto da Escola Livre de Teatro de Santo André, iniciou em 2004, um Oficinão para jovens atores e não-atores, com o objetivo de compartilhar sua pesquisa baseada na dramaturgia contemporânea e na construção coletiva da cena a partir do trabalho do ator. Este trabalho é desenvolvido até hoje, resultando em um processo de criação e vivência continuada, com um núcleo fixo denominado Teatro da Transpiração, que todo ano recebe novos integrantes.

Este projeto é desenvolvido no Parque Escola de Santo André, espaço Municipal, destinado a cursos e eventos relacionados ao meio ambiente, qualidade de vida e sustentabilidade.

O caráter de oficina evoluiu para o de um espaço aberto onde jovens do Grande ABC encontram um ambiente para a troca de experiências em um processo de construção coletivo, independente se o objetivo é o de ser um futuro profissional de teatro ou, vivenciar um processo de criação cênica. Todos os anos cada montagem conta com uma média de 30 participantes, além dos integrantes do Teatro da Conspiração

A continuidade do projeto em 2011 e 2012 passou por um novo processo de oficina montagem, com duas novas características que aprofundaram o trabalho: a gestão compartilhada entre Teatro da Conspiração e Teatro da Transpiração e a construção de uma dramaturgia própria.

Nestes oito anos, coube ao Teatro da Conspiração a concepção e coordenação do projeto, sempre com o objetivo de formar parceiros futuros. O Teatro da Transpiração, formado por jovens participantes dos anos anteriores, é fruto deste processo e que hoje participam de toda a elaboração do projeto e estão presentes em sua concepção e execução.

A dramaturgia própria é também conseqüência dos anos anteriores. Após trabalhar sobre clássicos de Shakespeare, Mário de Andrade e Guimarães Rosa, sempre através de releituras para o universo jovem, este coletivo tem hoje a experiência necessária para, através de um processo colaborativo de fato, elaborar uma dramaturgia que parta e amplie as referências de seus participantes, garantindo o compartilhamento real das historicidades poéticas de todos os envolvidos no processo.

Nesta nova etapa está em processo de montagem o espetáculo “ iniciado em fevereiro de 2011 e com estréia prevista em março de 2012.

Até hoje, todos os espetáculos se apresentaram no Parque Escola em temporadas de no mínimo seis semanas, de forma gratuita e para um público médio de 100 pessoas por apresentação. Também foram realizadas apresentações em outros espaços como Casa da Palavra em Santo André, SESC São Caetano e Espaço Mazzaropi em São Paulo.

A opção por esta forma do fazer teatral tem o intuito de garantir a horizontalidade das relações, imprescindível em um processo coletivo de construção em que todas as etapas têm o mesmo peso e importância.  O resultado final é parte da vivência, e não um resultado feito à parte, não existindo separação entre processo e produto. O resultado apresentado ao público tem o objetivo de ser apreciado e compartilhado e, portanto, transformado pela sociedade, levantando pontos e questões a serem respondidos em um novo processo de vivência.

ESPETÁCULOS PRODUZIDOS E APRESENTADOS

2004
“Sonho de uma noite de verão” de Skakespeare














2005
“Romeu e Julieta” de Shakespeare











2006
“A Tempestade” de Shakespeare















2007
“Primeiras histórias” de Guimarães Rosa














2008
Macunaíma - Um ópera-rock














2009
Muito Barulho por nada de Shakespeare













2010
Geração 80 de Adélia Nicolete
















2011/2012


...O que sentia era uma enorme saudade do futuro... (Perdoe-me se eu não soube me despedir)









 


2 comentários:

  1. eu adorei a peça teatral foi maravilho um abraço

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti “Primeiras histórias” de Guimarães Rosa e Macunaíma - Um ópera-rock!

    Posso dizer para todos sem sombra de dúvida que a Sol, o Cássio e toda a equipe são FENOMENAIS!
    Sinto saudade de vocês!

    ResponderExcluir