NÚCLEO CONSPIRAÇÃO EM CONTOS


NÚCLEO CONSPIRAÇÃO EM CONTOS
 
DOM QUIXOTE PARA CRIANÇAS (teaser)
Núcleo do Teatro da Conspiração voltado para pesquisas de contação de história e do teatro infanto-juvenil.
Nos espetáculos, os atores utilizam o princípio da contação aliado a elementos teatrais, como uma forma de estimular a imaginação infantil, em que adereços, figurinos, músicas,  brinquedos, antigos e modernos, inseridos em outro contexto, trazem sonoridades variadas possibilitando novos mundos imaginários.



AS AVENTURAS DO GIGANTE PROMETEU (2005)

Texto de Solange Dias
Este espetáculo narra o Mito de Prometeu passando pela criação do Homem, o roubo do fogo, a criação de Pandora e Prometeu Acorrentado.
Toda a linguagem é pensada de  forma a resgatar o mito através do universo infantil. Assim, as aventuras de Prometeu vão sendo narradas ludicamente por dois contadores que, brincando, trocam de personagens, fantasiam situações e se utilizam de jogos tradicionais. 
O espetáculo trata do profundo amor de Prometeu pela Humanidade e sua evolução, abordando questões como solidariedade, vida em sociedade e a luta do bem contra o mal

NÃO PEGA NO MEU PÉ  (2007)

Texto de Adélia Nicolete
Criado dentro de um Projeto patrocinado pelo Centro de Referência da Secretaria de Saúde de Diadema tem como tema a violência contra a criança.
Depois de saírem da escola, dois irmãos, Vanessa e Léo, resolvem brincar em companhia de seu amigo Juninho. Eles têm entre 7 e 9 anos.
Brincando, eles vão descobrindo a importância de se respeitar o outro, tanto física quanto intelectualmente.
Discutem de forma lúdica e sutil questões de gênero, papéis sociais desempenhados pelo homem e pela mulher, o trabalho infantil e a violência doméstica.



O MENINO JUCA - A INFÂNCIA DE MONTEIRO LOBATO E OUTRAS HISTÓRIAS    (2007)

Texto de Solange Dias
Contemplado pelo Fundo de Apoio à Cultura de Santo André, este espetáculo conta a infância do Menino Juca, apelido de Monteiro Lobato, quando morava em uma fazenda em Taubaté, interior de São Paulo. Desde pequeno Lobato adorava livros. Leu tudo que havia para crianças na época, o que não era muito. Este espetáculo busca aproximar as crianças contemporâneas de um menino que tinha um profundo amor pelos livros e a leitura. O objetivo é fazer com que o público infantil conheça o autor do “Sítio do Picapau amarelo”, além de estimular o prazer da leitura através da fantasia e a  imaginação.

DOM QUIXOTE PARA CRIANÇAS (2010)


Texto de Solange Dias
Grande escritor espanhol, Miguel de Cervantes, foi autor de um dos monumentos literários da humanidade: Dom Quixote de La Mancha. As inesgotáveis lições de humanidade, justiça, ingenuidade e de defesa dos fracos e oprimidos são fonte de inspiração para a versão infantil desse clássico. Nesta contação, o ilustre personagem Dom Quixote encontra amigos e adversários e entra em luta, inclusive, com um moinho de ventos, numa história que mostra enormes diferenças entre uma pessoa e outra, mas revela também que, no fundo, elas se parecem muito. Por isto, nosso Quixote é criativo, cativante e claro em seus propósitos.



LEO, O MENINO INVENTOR - A INFÂNCIA DE LEONARDO DA VINCI  (2011)

Texto de Solange Dias.
Todos conhecem Leonardo da Vinci como o artista italiano que pintou a Mona Lisa, o quadro mais famoso do mundo. Muitos o vêem como um gênio muitos anos-luz à frente do seu tempo em matéria de ciências, matemática e engenharia. Leonardo da Vinci nasceu na Itália em 1452 e desde pequeno era muito curioso. Este espetáculo busca não somente aproximar o público infantil deste grande artista, cientista e inventor italiano, mas principalmente busca estimular, nas crianças de hoje, a curiosidade, inventividade e um olhar atento para o mundo.

JOÃOZITO - A INFÂNCIA DE GUIMARÃES ROSA E OUTRAS HISTÓRIAS   (2011)

Texto de Solange Dias
O mineiro João Guimarães Rosa costuma ser lembrado pela complexidade de sua linguagem. Autor de obras-primas como Sagarana, Grande Sertão: Veredas e Primeiras Estórias, poucas vezes, entretanto, foi dada atenção ao menino do interior que morou no coração do escritor. O menino Joãozito, como os familiares o chamavam, gostava de colecionar borboletas, passava horas fiscalizando o vaivém das formigas e a arquitetura dos cupinzeiros. E era um apaixonado por livros. Este espetáculo busca resgatar este Joãozito, contando, de forma lúdica e divertida, passagens de sua infância, seu amor pelos livros e as traquinagens que fazia.

4 comentários:

  1. Conheci parte da Cia. este mês e pude contemplar a versatilidade dos atores que apresentaram para a crianças um grande clássico da literatura mundial, o Dom Quixote, foi uma experiência muito boa e as crianças adoram.

    Parabéns,

    Clayton Medeiros.
    SESI 192

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Clayton, companheiro na ardua e saborosa tarefa de "literaturar" corações e mentes. Adorei apresentar aí para os vossos pupilos, galerinha muito bacana hein? Obrigado pelo apoio e recepção. Vai ficar na memória a boa prosa regada por um gostoso cafézinho acompanhado de "bolachinhas pedagógicas"

      Excluir
  2. Um verdadeiro show! Dom Quixote é realmente uma espetáculo para crianças de todas as idades. Parabéns aos atores pelo carisma e talento. Arrasaram! Todos amaram. Esperamos por mais espetáculos como este.

    Parabéns!

    Gisele Avelhaneda
    SESI CE 136

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gisele, muito obrigado pelas palavras. Mas SHOW mesmo, foi a acolhida que vcs nos deram. Jamais esqueceremos tamanho carinho e atenção que nos foram dedicados pelas meninas: Jussara, Maricéia e a Terezinha. Fiquei muito feliz de apresentar e de conversar com os alunos. Vamos ficar torcendo para que continuem recebendo novos grupos aí na escola, pois sabemos da importância destas ações para todos os alunos. E espero também um dia voltar a apresentar um outro trabalho do nosso grupo aí pra vcs. Deixo um grande obrigado a Marisa e a todos vcs. Parabéns pelo belo trabalho que fazem aí na escola.

      Marcio.

      Excluir